Últimas notícias

Fique informado
Adesão ao Cadastro Positivo fica mais fácil com opção online

Adesão ao Cadastro Positivo fica mais fácil com opção online

4 de setembro de 2015

O e-CPF é a versão eletrônica do CPF e é ideal para quem busca uma alternativa às transações tradicionais no ambiente online, com praticidade, segurança e autenticidade

 O consumidor ganhou uma alternativa mais rápida e prática de aderir ao Cadastro Positivo: agora ele pode fazer essa opção online, com e-CPF, versão eletrônica do CPF tradicional. Concebido para facilitar a comunicação eletrônica entre pessoas físicas e a Receita Federal, o e-CPF oferece vantagens que muitas pessoas, mesmo as que já o possuem, desconhecem.

 

Utilizado principalmente para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e outros serviços oferecidos pelo Governo Federal, o e-CPF pode ser usado também para a assinatura do termo de adesão ao banco de dados de bons pagadores.

O Cadastro Positivo é o banco de dados formado pelo histórico de pagamentos.

Ele é o responsável pelo armazenamento de informações positivas dos consumidores que pagam em dia as suas contas, sejam de serviços, como água, energia elétrica, internet, telefonia, sejam referentes a crediário, empréstimo, financiamento, compensação de cheques e outros. Nele não entram detalhes sobre movimentações bancárias, Imposto de Renda ou patrimoniais. E podem ser inscritos pessoas que também estão inadimplentes.

A assinatura do termo de adesão ao Cadastro Positivo com o e-CPF é muito mais fácil do que o feito no modo tradicional, porque além de ser todo online, elimina a necessidade de se deslocar até um dos postos do SCPC ou mesmo o envio de documentos autenticados por correspondência, fundamentais para comprovar a autenticidade das informações. E mais, o procedimento eletrônico com o certificado digital dentro do padrão ICP-Brasil, que segue as normas do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), garante validade jurídica ao processo de assinatura do documento eletrônico.

boavista_scpc

Para quem possui o e-CPF e quer aderir ao Cadastro Positivo, o passo a passo é simples e rápido. Primeiro, é preciso entrar no Portal Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC  e efetuar o cadastro como usuário. Após concluí-lo, é só clicar no campo Cadastro Positivo e fazer a adesão, escolhendo a opção ‘Participe Online’, seguida do ‘Utilizando meu Certificado Digital’.

Na sequência é só preencher o formulário de autorização, conferir os dados e inserir o PIN do certificado digital para a autenticação. Feito isso, a adesão ao Cadastro Positivo está concluída.

“Atualmente o Cadastro Positivo possui cerca de 3 milhões de adesões. Para que venha a se tornar efetivo, estima-se que são necessárias aproximadamente 45 milhões de adesões – metade da população economicamente ativa do país. Este número dará condições para que os bancos e demais instituições financeiras consigam movimentar o sistema, a ponto de oferecer as reais vantagens ao consumidor que é um bom pagador. Precisamos de um banco de dados robusto e para isso é fundamental a adesão do maior número de pessoas”, esclarece Dirceu Gardel, diretor Jurídico da Boa Vista SCPC.

Para ajudar o consumidor a manter-se em dia com as suas finanças pessoais e com este bom comportamento vir a obter vantagens ao fazer parte do Cadastro Positivo, a Boa Vista SCPC oferece uma série de benefícios gratuitos por meio do seu Portal Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br). Nele há a autoconsulta online de CPF, para identificar dívidas pendentes com credores; o Meu Radar Pessoal, que monitora e informa possíveis consultas e até mesmo uma negativação com o CPF do consumidor, e muito mais.

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

 O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito – completa 60 anos, em 2015

1955-nasce-o-scpc-boa-vista-servicos

Foto Boa Vista – SCPC

São 6 décadas de iniciativas marcantes e uma história positiva de conquistas e de apoio aos principais episódios da economia brasileira.

Em 1955, em resposta ao crescimento da economia e do sistema de crédito, a Associação Comercial de São Paulo criou o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que passou a centralizar todos os dados de transações de negócios do comércio.

Conheça a história do SCPC e os principais acontecimentos que permearam os 60 anos do SCPC.

Da sua criação à efetiva aprovação do Cadastro Positivo, a história do maior banco comercial de dados de consumidores e empresas do Brasil, acaba se fundindo às ondas de transformação no universo creditício.

Hoje o SCPC está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC também opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.