Elon Musk confirma que o Twitter 2.0 trará criptografia E2EE de ponta a ponta para mensagens diretas
28 de novembro de 2022O presidente-executivo do Twitter, Elon Musk, confirmou os planos de criptografia de ponta a ponta End-to-end encryption (E2EE) para mensagens diretas na plataforma
O recurso faz parte da visão de Musk para o Twitter 2.0, que deve ser chamado de “aplicativo para tudo”. Outras funcionalidades incluem tweets longos e pagamentos, de acordo com um conjunto de slides compartilhado por Musk no fim de semana.
Os planos da empresa para mensagens criptografadas surgiram pela primeira vez em meados de novembro de 2022, quando a pesquisadora móvel Jane Manchun Wong detectou alterações no código-fonte no aplicativo Android do Twitter referenciando chaves de conversa para bate-papos E2EE.
Vale a pena notar que várias outras plataformas de mensagens, como Signal, Threema, WhatsApp, iMessage, Wire, Tox e Keybase, já oferecem suporte à criptografia de mensagens.
O Google, que anteriormente ativou o E2EE para bate-papos individuais em seu aplicativo de mensagens baseado em RCS para Android, está atualmente testando a mesma opção para bate-papos em grupo. O Facebook, da mesma forma, começou a habilitar o E2EE no Messenger para usuários selecionados por padrão em agosto passado.
Musk divulgou ainda que as inscrições de novos usuários na plataforma de mídia social estão em um “alto histórico”, com média de mais de dois milhões por dia nos últimos sete dias desde 16 de novembro, um aumento de 66% em comparação com a mesma semana de 2021. Twitter tem mais de 253,8 milhões de usuários ativos diários monetizáveis (mDAU).
Os slides também revelam que as representações relatadas no serviço aumentaram no início deste mês, antes e após o lançamento de sua assinatura renovada do Twitter Blue .
O novo nível de assinatura está programado para ser lançado em 2 de dezembro de 2022, com um sistema de verificação multicolorido que visa distribuir crachás dourados para empresas, cinza para governos e azul para contas individuais.
Saiba mais sobre a criptografia E2EE
A criptografia de ponta a ponta E2EE – End-to-end encryption é um sistema de comunicação em que apenas as pessoas que se comunicam podem ler as mensagens. Portanto a criptografia impede que terceiros a essa conversa – incluindo provedores de telecomunicações, provedores de Internet, agentes mal-intencionados e até mesmo o provedor do serviço de comunicação – consigam acessar as chaves criptográficas necessárias para descriptografar a conversa.
Ao utilizar a criptografia E2EE de ponta a ponta as mensagens são criptografadas pelo remetente e com destinatários recuperam os dados criptografados e os descriptografam, mas uma terceira pessoa não tem como descriptografá-las.
Fonte: TNT
Global Encryption Coalition: Carta aberta ao primeiro-ministro do Reino Unido sobre o projeto de lei de segurança online
Global Encryption Coalition aponta inconsistência no Regulamento de Abuso Sexual Infantil proposto pela Comissão Europeia
Edward Snowden abre o Global Encryption Day. Assista aqui!
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.
Encryption safeguards the personal security of billions of people and the national security of countries around the world.
However, some governments and organization’s are pushing to weaken encryption, which would create a dangerous precedent that compromises the security of billions of people around the world. Actions in one country that undermine encryption threaten all of us.
With over 300 members distributed across every region of the world, the Global Encryption Coalition promotes and defends encryption in key countries and multilateral fora where it is under threat. It also supports efforts by companies to offer encrypted services to their users.
Crypto ID is a member of the Global Encryption Coalition and keep a column with their key articles. Please access here!
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
No entanto, alguns governos e organizações estão pressionando para enfraquecer a criptografia, o que criaria um precedente perigoso que comprometeria a segurança de bilhões de pessoas em todo o mundo. Ações em um país que minam a criptografia ameaçam a todos nós.
Com mais de 300 membros distribuídos em todas as regiões do mundo, a Global Encryption Coalition promove e defende a criptografia em países-chave e fóruns multilaterais onde ela está ameaçada. Ele também apoia os esforços das empresas que ofertam serviços criptografados a seus usuários.
Crypto ID é um dos membros do Global Encryption Coalition e mantém uma coluna com os principais artigos. Acesse aqui!