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Pesquisa IBM: 67% dos líderes de Supply Chain do Brasil revelam que infraestrutura de tecnologia é principal desafio para os próximos três anos

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Os números do Brasil são superiores à média da América Latina, que evidencia a atenção das empresas na transformação digital em Supply Chain

Estudo revela ainda que mais da metade dos executivos do País respondeu às interrupções na cadeia de suprimentos introduzindo novas tecnologias, como IA, machine learning e nuvem híbrida

Um novo estudo do IBM IBV (Institute for Business Value), intitulado Own Your Transformation, aponta que 67% dos líderes brasileiros de Supply Chain colocam a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos – o maior percentual entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa.

Mais do que isso: 53% desses executivos brasileiros responderam às interrupções na cadeia de suprimentos introduzindo novas tecnologias, como automação.

A pesquisa do IBV contou com a participação de 1,5 mil Chief Supply Chain Officers (CSCOs) de todo o mundo. 

O estudo vislumbra um cenário de transformação do setor no Brasil ao apontar que 60% dos executivos brasileiros entrevistados estão utilizando abordagens preditivas nas operações da cadeia de suprimentos como forma de gerenciar riscos, além de 49% dos entrevistados confirmarem que estão acelerando investimentos.

Nestes dois quesitos, os números do Brasil são superiores à média da América Latina, o que evidencia uma atenção das empresas do país na transformação digital em Supply Chain.

Vale acrescentar ainda que inteligência artificial (IA) e machine learning (49%) e nuvem híbrida (40%) são as tecnologias apresentadas na pesquisa que os líderes acreditam que mais auxiliarão nos resultados da organização das cadeias de suprimentos no País no próximo triênio.

Em geral, o estudo revela que os líderes de Supply Chain estão repensando suas operações com base nos desafios que enfrentaram no pico da pandemia de Covid-19 e também por questões relacionadas à inflação, mudanças climáticas e eventos geopolíticos. A grande maioria está aumentando os investimentos para transformar seus fluxos de trabalho com automação e IA e se aliando ao ecossistema para ser mais sustentável e gerar uma experiência mais satisfatória para os consumidores “, diz Marco Kalil, Head de IBM Consulting no Brasil.

No Brasil, sustentabilidade é tanto um desafio como uma força que impulsiona a mudança para esses líderes.

36% dos CSCOs colocam a sustentabilidade em sua lista de prioridade e 40% veem como um dos maiores desafios para os próximos 3 anos.

42% disseram que acreditam que seus investimentos em sustentabilidade acelerarão o crescimento dos negócios e relatam experimentar a pressão mais direta para a transparência desse tema por investidores e membros do conselho (56%) e clientes (53%).

Os principais resultados globais do estudo mostram ainda que:

“Os Inovadores”: 20% dos entrevistados na pesquisa se destacam por acelerar sua inovação com base em dados para se preparar para um futuro desafiador.

Esse grupo já está superando seus pares em métricas-chave, incluindo crescimento de receita anual 11% maior. Eles estão:

– Integrando fluxos de trabalho automatizados em funções organizacionais e com seus parceiros para visibilidade, insights e ação em tempo real (95% a mais do que outros CSCOs).

– Modernizando sua infraestrutura de tecnologia: 56% estão atualmente operando em nuvem híbrida e 60% estão investindo em infraestrutura digital para dimensionar e agregar valor.

– Foco em segurança cibernética (quase 20% a mais do que outros CSCOs).

– Ampliando suas iniciativas de sustentabilidade, com a criação de produtos e serviços: 58% veem oportunidades para melhorar o envolvimento do cliente com a marca por meio dessa temática.

O estudo completo está disponível aqui

*Metodologia

Em cooperação com a Oxford Economics, o IBM Institute for Business Value pesquisou 1.500 CSCOs e COOs de mais de 35 países e 24 indústrias como parte da 26ª edição da série IBM C-suite Study.

Para simplificar, nos referimos à população completa como CSCOs.

Sobre o IBM Institute for Business Value

Durante duas décadas, o IBM Institute for Business Value serviu como um “laboratório de ideias” sobre liderança para a IBM.

O que nos inspira é produzir insights estratégicos apoiados por pesquisas e baseados em tecnologia a fim de ajudar os líderes a tomar decisões de negócios mais inteligentes.

Com a nossa posição privilegiada na interseção entre os negócios, a tecnologia e a sociedade, pesquisamos, entrevistamos e nos envolvemos com milhares de executivos, consumidores e especialistas a cada ano, sintetizando suas perspectivas em insights confiáveis, inspiradores e executáveis.

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